O Neoprene apresenta boa resistência à intempérie, agentes químicos, boas características mecânicas, uma boa elasticidade a baixas e altas temperaturas (-40°C à 120 ºC) e carrega consigo propriedades auto-extinguíveis. Além disso, conta com características que se assemelham em algumas aplicações com a resistência a óleo da borracha Nitrílica (NBR), aliando com algumas propriedades inerentes ao EPDM (Etileno Propileno Dieno) como na resistência ao ozônio.
Propriedades:
Mangueiras, juntas de pontes e viadutos, correias, guarnições de tanques para água do mar, vedações, retentores, revestimentos de cilindros que trabalham no tempo.
As borrachas de policloropreno são obtidas pela polimerização do cloropreno, (2-cloro-1,3 butadieno) e são conhecidas pelo nome popular de Neoprene.
Se o cloropreno for polimerizado sem qualquer aditivo de modificação, o produto obtido é tão duro e insolúvel que é impossível de processar, tendo, assim, que se decompor a cadeia do polímero para permitir pontos de clivagem. Os dois métodos usados para obter a processabilidade são:
A cor (light âmbar, branco suave, cinzento prateado), a densidade e a viscosidade dependem do tipo de policloropreno. A viscosidade (ML, 1+4 a 100 °C) do policloropreno, matéria-prima, pode variar de cerca de 34 a 130 unidades.