O SBR é um copolímero de butadieno e estireno que pode ser produzido em emulsão ou solução. Além disso, é a borracha mais utilizada no mundo. A razão de sua popularidade é o custo, vantagem obtida pela extensão com o óleo.
A qualidade também é importante, já que o SBR apresenta excelentes características de abrasão e melhor resistência ao início de fendilhamento do que a borracha natural.
Com baixa insaturação, apresenta também característica de resistência e envelhecimento ao calor. O maior índice de uso do SBR é na manufatura de pneus.
Tal como a borracha natural e o isopreno, a borracha de estireno butadieno (SBR) é uma borracha de utilização geral, devido às propriedades listadas.
De modo geral, trata-se de um material que possui uma boa resistência à abrasão, bem como conta com uma capacidade moderada de resistir aos agentes atmosféricos, como luz solar, luz ultravioleta, oxigênio e ozônio.
Por fim, não é resistente à chama e apresenta uma moderada resistência química a ácidos orgânicos, álcoois, cetonas e aldeídos. Não é recomendada para ácidos fortes e concentrados, solventes, hidrocarbonetos e substâncias gordas.